Amigos

terça-feira, 4 de outubro de 2022

EM ALGUM LUGAR... além do Tempo

É   noite  de  azul   profundo

Estrelas  espalham-se  brilhantes  pelo  véu  noturno.

Vejo-me  andando  pela  praia  e  meus  pés  em

pegadas  me  acompanham.

Inspiro  o  vento  morno  do  verão  e  vejo-me

seguindo  rotas  de  um  outro  tempo.

Ouço  ao  longe  sons  ritmados  de  atabaques

que  acompanham  vozes...misturam-se  ao  murmúrio

das ondas  que  se  espraiam.

-De onde  vêm os  sons  que  agora  ouço?

-De  onde  vem  o  canto  que   me  aquece  a  alma?

Agora,  já  mais  próxima,  avisto  uma  fogueira

levantando  labaredas  vivas  que  se  movem...

Água,  terra,   fogo  e  ar...sons,  luzes,  natureza!

Vejo  um  círculo   Humano  que  dança

e emitindo  sons  solenes  vão  girando,  girando,  girando...

Suas  longas  vestes  esvoaçam   como  pássaros

e  eles  entoam  loas  ao  Divino...Entram  em  transe

com  o  Universo!

Aproximo-me    vagarosamente   e  observo:

-Que  paragens  visitam  suas  almas?

-De  onde  vem  o  êxtase  sublime?

Uma  estrela  cadente  cruza  o  céu  e

se  desfaz  seu  brilho  no  horizonte.

Os  homens  de  longas  vestes  se  ajoelham  e  agradecem.

Retornam  ao  círculo  em  volta  da  fogueira,

cruzam  seus  braços , uns  aos  outros,  e  entoam  novos  cantos.

Dois  deles  se  afastam  e  recomeçam  os  sons  dos  atabaques

que  elevados pelo  ar vão  juntar-se  ao murmúrio do  mar,

nas  ondas  que  por  ali  se  espraiam...

E  são  os  sons  que  e  elevam  em  direção  ao  céu  de  azul profundo.

Eu  me  aproximo  um  pouco  mais...e  eles  ouvem  os  passos...

Levantam  os  olhos  e  me  olham  com  serenidade...

Apenas  sorriem  e  desaparecem.


Guaraciaba  Lopes  Perides. 







6 comentários:

  1. Segui seus passos e deixei que minha imaginação e meu sentir acompanhassem essas imagens, esses sons, essa cerimônia cheia de magia. Muito bela essa passagem por um outro tempo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene, obrigada! penso que que busca do Divino sempre foi uma constante
      no existir humano, uma necessidade para conhecer a origem.
      Um abraço

      Excluir
  2. Boa tarde minha querida amiga e poeta Guaraciaba. Obrigado pela maravilhosa reflexão poética. Grande abraço carioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luiz! buscar as diferentes formas da criação e admirá-las também é uma forma de buscar o Divino na natureza ,como você bem o faz nas sua andanças e em sua arte fotográfica.
      Um abraço

      Excluir
  3. Olá, amiga Guaraciaba, um dos versos deste seu belíssimo poema,
    inspirado e de grande sensibilidade, lembrou-me um dos nossos grandes
    poetas, Murilo Mendes, que também ficou fascinado pela estrela cadente.
    Aplausos, amiga poeta!
    Uma boa semana,
    um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro, obrigada pelo comentário,,,os poetas costumam encontrar no místico ,as lembranças do fascínio dos antigos diante da grandeza do Universo.
      Um abraço e obrigada pela amizade.

      Excluir