Amigos

sexta-feira, 18 de março de 2011

Poemas de Hilda Hilst - Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé de Ariana para Dionisio

Poema II
Porque tu sabes que é de poesia
minha vida secreta.Tu sabes  ,
Dionísio,
Que a teu lado  te amando,
antes de ser mulher sou inteira
poeta.
E que teu corpo existe
porque o meu
Sempre existiu cantando
Meu corpo, Donísio
É que move o grande corpo teu
Ainda que me vejas extrema
e suplicante
Quando amanhece e me dizes adeus.

........................................................

Poema IV
 Porque te amo
Deverias ao menos te deter
Um instante.

Como as pessoas fazem
Quando vêem a petúnia
ou a chuva de granizo.

Porque te amo
Deveria teus olhoa parecer
Uma outra Ariana

Não essa que te louva

A cada verso
mas outra

Reverso de sua própria placidez
Escudo e crueldade a cada gesto.

Porque te amo, Dionísio,
É que me faço assim tão simultânea

Madura, adolescente

e por isso talvez
Te aborreças de mim.
...............................................
Poema VI

Três luas,Dionísio , não te vejo.
Três luas percorro a Casa,  a minha
E entre o pátio e a figueira
Converso e passeio com meus cães

E fingindo altivez digo à minha estrela
Essa que é inteira prata, dez mil sóis
Sírius pressaga

Que  Ariana pode estar sozinha
Sem  Dionísio, sem riqueza ou fama
Porque há dentro dela um sol maior:

Amor que se alimenta de uma chama
Movediça e lunada, mais luzente e alta
Quando tu, Dionísio  não estás

.........................................................

Poema X
Se todas as tuas noites fossem minhas
Eu te daria, Dionísio, a cada dia
Uma pequena  caixa de palavras
Coisa que me foi dada , sigilosa.

E com a dádiva nas mãos tu poderias
Compor incendiada  a tua canção
E fazer de mim  mesma ,melodia.

Se todos os dias fossem meus
Eu te daria , Dionísio, a cada noite
O meu templo lunar, transfigurado e rubro
E agudo se faria o gozo teu.



*Ode  Descontínua e Remota para Flauta e Oboé de
Ariana  para Dionísio do Livro  "Júbilo, Memória, Noviciado da  Paixão".
Um conjunto de  Dez Poemas dos quais trancrevi apenas quatro.
A obra completa foi musicada por Zeca  Baleiro  e cantada por dez
grandes cantoras  encontra-se no C.D. com o título acima relacionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário