Amigos

quinta-feira, 28 de julho de 2022

AOS OLHOS DA INFÂNCIA

 Quando   encontro  meus  olhos  no  espelho

E  eles  me  fitam  em  profundidade

São  como  lagos  que trazem  do  passado

Os  meus  olhos  da  infância:

I-  Florinhas  do  campo

tão  ricas  de encanto

Puseram-me  na  alma

líricas  paisagens...

Esferas  de  vida  de  tênue  perfil

espargindo  ao léu

pedaços   de céu..

**************************************

II-  Boneca  de  pano

de  olhos  de  retrós

bonequinha  de  batom

e  coração  de  avó.

Boneca  preferida  entre  outras  tantas,

frágeis,  delicadas  e  de  lindas  tranças,

mas  que  não  tinham  vida

como  tinha  aquela 

feita  de  pano  e  retrós...

Que  tinha  jeito  de  gente

de  cara  simples  e  singela

e   coração  de  avó!

******************************************

III-  A Tia e  a  gata

Eu  vi  a  vi  a    Titia  com  a  gata  no  colo

A   Tia  é  da  gata  e  a  gata  é  da  Tia

Passa  a  mão  no  pelo, passa  a  mão  no  pelo,

passa  a  mão  no  pelo,

A  gata  ronrona  e  a  titia  ressona....

Lá  fora,  na  mata  um  pássaro  pia

************************************************

IV-  Jogo  de  sombras  na  parede

       Brinquedos  de  trava  língua.

       Antigas  cantigas  de  roda,

       Gosto  de frutas  nos  dentes

      Concurso  de  risadarias!

Uma  confiança   risonha

uma  certeza  de  sonhos   e

em  tudo  que houvesse  magia

Um  coração   aberto 

para  os  guardados  da  vida!

*****************************************

São  os  que  meus  olhos  me  contam

quando  os  fito  no  espelho...

e  revelam  com  saudade   

antigos  olhares  de  infância.


Guaraciaba  Perides


Brinco  de  princesa  :  uma  flor  da  minha  infância

imagem  da  internet





7 comentários:

  1. Esse seu olhar foi profundo e rico. Quantas memórias! As bonecas de pano eram mágicas, assim como as sombras na parede, as cantigas de roda, a confiança, os sonhos, a esperança. Vida que mora no passado mas que não sai do coração. Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marilene! as crianças antigamente tinham que criar os seus brinquedos e com isso usavam o exercício da imaginação e a sociabilidade mais profunda de onde saíam o prazer e a amizade.A saudade vem acompanhada de pessoas , tias, primos e colegas de escola e bairro ,o que vem a ser a nossa herança emocional.
      Um abraço

      Excluir
  2. Olá, Guaraciaba, o espelho mostra para a poeta
    a menina e as coisas que a rodeavam na infância,
    esse reino que seguirá às pessoas sensíveis por toda uma vida.
    Gostei muito de seu poema, minha amiga.
    Um bom fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Pedro! as primeiras experiências ficam como um lastro emocional, é verdade,
    Trazemos sempre dentro de nós as crianças que fomos.
    \um abraço

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde minha querida amiga Guaraciaba. Obrigado por dividir conosco suas maravilhosas mensagens.

    ResponderExcluir
  5. Socióloga / Poetisa, Guaraciaba Perides !
    Lembranças que permanecerão vivas, pois são guardadas
    com amor e saudade.😊Feliz de quem vivenciou tudo isso !
    Lindo, amiga ! Parabéns !
    Feliz mes de agosto !
    Um fraternal abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sinval pelo comentário....são tantas as lembranças que dariam um livro (rs) Para os meninos bolinhas de gude (que eu invejava), álbum da figurinhas de jogadores de futebol que se ganhava no jogo de "bafa" (?), jogo no campinho que faziam os meninos voltarem com barro até nos cabelos, etc,etc,etc....
      Um abraço

      Excluir