Amigos

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

OLHOS NOS OLHOS

1-

Eu  andava  pela  rua  distraída ,perdida  em  pensamentos.

Eis  que,  não  sei  como,  quase  pisei    numa  lagartixa,

que  também  passeava pela  calçada, também desavisada...

Meu  pé  parou  no  ato e   ela  espantada  me  olhou

com  seus brilhantes  olhinhos espantados!

Nossos  olhos  se  cruzaram...

Nem  susto,  nem  medo,  não  houve  tempo!

A  Vida  olhando  a  Vida

2-

Outro  momento,  outra  ocasião, outro  lugar.

Eu  dormia... Acordei  com  um  pequeno  barulho,

na  porta  da  entrada  da  casa  onde  estava,

Casa  de  campo,  rodeada  de  plantas  e  capim.

A  luz  de  fora  estava  acesa e  ainda  meio  dormindo

fui  até  lá  dar  uma  espiada...

Entreabri  a  porta  devagar e  vi o  que  parecia  ser

um  pedaço  de  pano amassado.

De  repente  o  'pano'  se  mexeu e  tomou  forma.

um  sapinho  de  olhinhos  espantados  olhando  para  mim!

Sem  susto e  sem  receio...a  Vida  olhando para  a  Vida!

Fechei  a  porta  e  fui  dormir.

3-

Em  algum  momento  da  minha  juventude  fui  amiga  

de  uma  gata  malhada  ,quatro  cores. Nada  chique, nem  de  grife...

Apenas  uma  gatinha  magrela  de  grandes  olhos  verdes...que

me  adotou.

A  noite,  quando  ia  dormir, acesa  a  luz  da  cabeceira,  ao  pé  da  Santa,

ela  vinha mansamente,  subia  devagar, deitava  no    meu  braço

e ficava  me  olhando...olhos   nos  olhos  me  encarando,  sem  receio.

Depois  de  algum  tempo,  saía,  tentava  se  aninhar  em  algum  canto

ao  pé  da  cama.

E  íamos  dormir! 

4-

O  cachorro  latia  como  um  louco,  atrás  das  grades

Todo  mundo  que  passava  se assustava...e  ele  se esbaldava de latir!

um  dia  ao  passar  por  ele,  resolvi  encará-lo!

Quando  latiu  como  uma  fera procurei  seus  olhos e olhei.

Ele  parou  espantado, caiu  a  máscara   e  me  olhou...

Fez-se o  reconhecimento,  nada  de  fera,  nem  de  provocação.

Apenas  cumpria  a  obrigação... atrás  das  grades  é  certo.

A   Vida  olhando  a  Vida...nada  mais.

Simples  assim!

Olhares  Humanos  são  mais  complexos...

Exigem  teorias  freudianas!

Guaraciaba  Perides

 

8 comentários:

  1. Socióloga/ Poetisa, Guaraciaba Perides !
    Reflexões e conclusão, maravilhosas !
    Lições  para se pensar sobre o valor da vida...
    Os Indianos raciocinam desta forma.
    Valorizam qualquer ser vivente.
    Parabéns, Amiga, pelas observações e conclusão.
    Uma ótima semana e um fraternal abraço !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sinval, obrigada pelo comentário! Estava em dúvida em relatar essas experiências.
    Fiquei contente de ter sido entendida, mas a verdade é que a vida perpassa por todos os seres de forma tão fluída e de tal forma que transforma em magia todas as interações .
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Guaraciaba, gostei muito desse teu poema. Dele ficou gravado esse versos:

    "Eu  andava  pela  rua  distraída ,perdida  em  pensamentos.
    Eis  que,  não  sei  como,  quase  pisei    numa  lagartixa,
    que  também  passeava pela  calçada, também desavisada...
    Meu  pé  parou  no  ato e   ela  espantada  me  olhou
    com  seus brilhantes  olhinhos espantados!"

    E dois foram os motivos: a beleza do poema, e por ter me feito lembrar do grande poeta Manoel de Barros, poeta que cantou as belezas do Pantanal, que muitos críticos literários elevam seu nome à altura do nome de João Cabral de Melo Neto.
    Parabéns, um bom fim de semana.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pedro, obrigada! não sei como definir essa minha prosa, mas juro que é tudo verdade. Eu brinco aqui em casa sobre o dia em que conheci uma lagartixa e relaciono como contatos imediatos de terceiro grau, para mim e para ela
      .O sapo também...Agora, gata e cachorro já são amigos íntimos (rs)
      Manoel de Barros é ouro!
      Um abraço

      Excluir
  4. Olá, Guaraciaba!

    Espero que você e familiares se encontrem bem longe da Covid-19. Na Europa, as coisas têm vindo a pior. Tenhamos esperança nos(nas) cientistas.

    Os quatro textos que você escreveu mostram bem como os animais são nossos amigos. Basta olhar para eles como que a falar-lhes e tudo fica em paz e amor. A lagartixa, o sapinho, a gatinha e o cachorrinho são exemplos de amor e de entendimento perfeito.

    Beijos e muita saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Céu...nos tempos obscuros e de incertezas fortaleçamos a fé na vida abençoada. Tempo de reflexão profunda nos valores a serem cultivados.
      Um abraço

      Excluir
  5. Guaraciaba,
    Procuro, na imaginação, olhá-la olhos nos olhos. Gosto do que vejo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Oi, A.C. na verdade eu tenho essa mania de sempre olhar nos olhos desde criança.Mas com seres humanos confesso que tenho um pouco de medo (rs)
    Um abraço

    ResponderExcluir