Amigos

quarta-feira, 26 de julho de 2017

VIDA, SONHO OU FANTASIA?

A mente que flutua
no mar do inconsciente
sonha, vive ou fantasia?
E o que vem a ser
o que se  sonha
ou vive,
senão a realidade que se  quer
vivida ou que sequer  sonhada ...
A mente espreita a vida
com olhos de inquietude,
a alma que delira não se toca...
Só quer viver o sonho
seja ela apenas sonho
ou fantasia.
O resto é apenas o Infinito...
E o sonho da matéria ou
da alma são apenas reflexos
da luz que se reparte...
E se transponho o espaço do normal
de toda a gente,
posso , de  repente, ser o outro
do outro lado do espelho em que
me fito...
Sou eu o que me olha ou
a imagem que me indaga?
Mas, quando a  mente se aquieta
a alma sente, então, a liberdade ,
pura e livre dos entraves da censura,
transpõe o espaço e  no tempo abre
as asas como um pássaro, a realizar
em plenitude os outros  planos
onde o tesouro está...
onde o pensar é só pensar e  aí entenderá
a beleza do ser da verdadeira Vida.

Guaraciaba  Perides


Música  "Beatriz"   de Chuco Buarque e Edu Lobo

9 comentários:

  1. Pois é, minha amiga Guaraciaba, escreveste um profundo poema. Um belo poema com abordagem que tem muito de Nietzsche e de Freud. A filosofia e a psicanálise intercalam-se esses teus versos. Parabéns.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma correção ao meu comentário, Guaraciaba: quis dizer (...) " intercalam-se nesses teus versos".
      Um abraço.

      Excluir
  2. Oi, Pedro, obrigada pelo comentário... escrevo de forma intuitiva e como passei a minha vida lendo há uma barafunda de idéias e filosofias (rs) e como dizia Sócrates só sei que nada sei...
    como disse anteriormente tenho muita simpatia por Jung em alguns aspectos do meu misticismo mas também não concordo com tudo.De fato mesmo, é saber que a vida é um grande mistério.
    Um grande abraço e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  3. Estivrmos em sonho onde estamos agora. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ives...se a vida é um sonho quero continuar sonhando e que seja sempre bom e belo para todos nós;
      Um abraço

      Excluir
  4. Querida amiga Guaraciaba,é delicado e complexo esse assunto que você abordou no seu belo poema. Sinto que sonhamos para viver mas fantasiamos se não vivemos os nossos sonhos. Fantasiamos a felicidade, a dor, até o amor em busca do "tesouro" da realização plena que "aquieta a alma".Um abraço. Você é genial!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, lourdinha, obrigada...acho que essa inquietação é inerente ao ser humano, porque sempre temos que fazer escolhas que a vida nos impõe e logicamente são tantas as possibilidades que sempre alguns projetos acabam ficando na gaveta do 'se' e viram sonhos. o importante é conseguir dentro de nossas possibilidades tentar aqueles que de alguma forma nos aquietam a alma ou travesti-los em arte , por exemplo. Sempre será possível sonhar.
      Um abraço

      Excluir
  5. A vida é sonho, é beleza, é mistério, é busca incansável de realizações!AbraçO

    ResponderExcluir