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quinta-feira, 16 de julho de 2015

HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA Parte XIII

continuação: A MÚSICA   POPULAR   A PARTIR   DOS  ANOS  70

No início da década de 70 surgiu um grupo que no rastro de Caetano, Gil, Gal e Bethania
trariam  ao cenário nacional uma nova expressão na música popular..."OS  NOVOS  BAHIANOS"
(Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Galvão,, Paulinho Boca de Cantor e outros)
Viviam em comunidade, comiam alimentos macrobióticos, gostavam de rock, até que depois de um
encontro histórico com João Gilberto passaram a fundir os sons que compunham em suas guitarras
elétricas com  harmonia  produzida pela Bossa Nova.
Moraes Moreira e Galvão produziram o primeiro sucesso com "Preta, pretinha".
Com o LP "Acabou Chorare" o grupo foi para as paradas de sucesso com uma autêntica novidade
na MPB.  Posteriormente, Moraes Moreira seguiu carreira independente e divulgou para todo
o Brasil o Carnaval da Bahia. Baby Consuelo de forte presença no palco, ao lado de Pepeu Gomes,
recriou interpretações para antigos chorinhos como Brasileirinho e canções românticas para a
juventude como " Menino do Rio" (Caetano Veloso) e temas  da contracultura "O mal é o que sai da boca do homem".
Em outros caminhos musicais dos nomes também se popularizaram;Ivan Lins   ("Começar de Novo")
e Luiz Gonzaga  Júnior  , o Gonzaguinha ("Explode Coração")
A partir dos anos 70, toma vulto uma das mais fortes tradições dos subúrbios do Rio de Janeiro,
o samba tocado e cantado no fundo de quintal e no qual o público dança animado por várias horas
entrando pela madrugada, A famosa Festa do Pagode onde os sambistas mostravam a sua
 categoria como músicos e letristas, de forma livre,  sem o bloqueio das rádios e do samba comercializado estereotipado pelo carnaval.
. Foram cantoras famosas do samba de pagode, Alcione, Clara Nunes e Beth Carvalho.Esta
levou para seu disco compositores ainda desconhecidos e que atuavam no Pagode de Ramos-
1978"De  pé no Chão". Nomes que ficaram conhecidos , compositores, Arlindo Cruz,Sombrinha,
Jorge Aragão, Almir Grinetto, Zeca Pagodinho, Jovelina Pérola Negra, Luis Carlos da Vila, etc.
O pagode com gênero musical de grande importância comercial tomou vulto a partir de l986,
alcançando classes sociais mais favorecidas e outras regiões do país.
o grupo de pagode denominado "Fundo de  Quintal" introduziu inovações instrumentais e
harmônicas  em relação ao samba tradicional. Jorge Aragão introduziu harmonias mais intrincadas
e letras mais sofisticadas e ficou conhecido como o Poeta do Samba.

Outra modalidade do samba, o do "partido alto" foi um gênero que reapareceu e permaneceu na
música popular brasileira. Em 1977, Aniceto Menezes, um dos  fundadores da  Escola Império
Serrano, admitia a existência de modificações no verdadeiro e tradicional "partido alto" que
se iniciara com seus ancestrais, que na verdade fora oriundo das festas religiosas do jongo de
procedência rural, batido em tambores. No início do século XX  na  música "Patrão,  prenda seu gado" de Pixinguinha, Almirante já observara essa modificação.  Mas Aniceto, na década de 70,
assinalava o desrespeito às regras tradicionais, pois nele os versos são livres, feitos na hora e
precisam de coro. Ao sofrer tantas adaptações para servir um processo de comercialização acabou
por se transfigurar  ainda mais e transformando-se  num samba popular de pouca consistência.

O samba de raíz permaneceu, entretanto,  vivendo bons momentos nas décadas de 80 e 90 com Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho e Bezerra da Silva, A sua tradição foi resguardada com
a descoberta de Walter Alfaiate, Wilson da Neves e das Velhas Guardas da Mangueira e da Portela,etc.
O Partido Alto aparece também nas batucadas de Baixada e adjacências e nas novas favelas violentas
e miseráveis , capturado por Bezerra da Silva. As rodas de partido Alto moldaram compositores como Elton Medeiros, Candeia, Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito e partideiros como Clementina de Jesus, João da Gente, Xangô de  Mangueira, além de Aniceto, atestam que esse samba mesmo distante das origens é um dos mais evidentes elos entre o gênero urbanizado e sua nascente africana.

Na próxima  postagem continuaremos relacionando os novos caminhos da música popular como
o rock brasileiro e os movimentos de vanguarda e sertanejo contemporâneo, terminando o século XX

 Moraes Moreira:   com Abelha , abelhinha


.Baby Consuelo  com Menino do Rio



Gonzaguinha   com EXPLODE  CORAÇÃO


Clara Nunes   com Canto das Três Raças


E Clementina de Jesus...num breve histórico de de sua importância

 MEU BRASIL  BRASILEIRO...


30 comentários:

  1. Adorei ler e saber um pouco mais sobre a continuação da história da música popular brasileira.
    Parabéns pelos videos Guaraciaba,somos brasileiros com muito orgulho.rs
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

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    1. Oi, Carmen, obrigada pelo comentário. Também gostei do resultado (rs) Somos assim, uma mistura de etnias e culturas.
      Um abraço

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  2. Um mundo riquissimo de sons e histórias.

    Beijinhos

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    1. Oi ,Pérola...é verdade. Cada momento musical e cada nome se desdobra em muitas canções e personagens e nos permitiria um enorme aprofundamento de detalhes.
      Um abraço

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  3. Que delicioso momento musical, Guaraciaba!
    Você trouxe músicas lindas e marcantes.Eu adorava ouvir Clara Nunes e fiquei muito pesarosa quando ela faleceu tão precocemente. Clementina de Jesus foi um ícone com sua voz peculiar e linda.
    A década de 70 foi um período de grande riqueza musical.
    Excelente artigo. Parabéns!

    Beijo.

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    1. Oi, Vera Lúcia...eu sou apaixonada por música popular e fiz com muito prazer este breve histórico. Também achei excelentes os vídeos e representam bem um momento histórico de nossa cultura...Curti demais tudo isso...Um momento que aliava à nossa juventude uma modernidade desmesurada..
      Um abraço

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  4. Apesar de muito podados pela ditadura militar, estes grupos com muita arte traziam músicas maravilhosas, de grandes melodias e letras às vezes pouco entendidas, no caso dos Novos Bahianos, por terem de camuflar seus protestos sociais e políticos por trás de frases que pareciam sem sentido, doidas mesmo...
    Já o samba, ah, esse sempre foi uma catarse de alegria!

    Um grande abraço, com muito carinho

    Bíndi e Ghost

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    1. Oi, Ghost e Bindi...é verdade...de fato. era um espanto aquela curtição adoidada diante de um momento político tão duro e temoroso. Até talvez por isso havia uma busca frenética pelas raízes na auto afirmação
      de valores de uma brasilidade sonhada, mesmo em tom subliminar.
      Um abraço

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  5. Que riquíssimo momento Guaraciaba. É muito bom relembrar e saber um pouco mais
    da história da música. Excelente mesmo!
    Beijos, uma ótima noite!
    Mariangela

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    1. Obrigada , Mariangela, é bom relembrar momentos que, pelo menos na música , a vida era uma festa.
      Um abraço

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  6. Uma história - a da MPB - que me emociona sempre. Obrigado, Guaraciaba.

    Um beijinho :)

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    1. Oi, A. C....através da história podemos nos reencontrar e conhecer melhor nossas raízes e de fato emociona sabermos de nós e do que compartilhamos.
      Um abraço, obrigada pelo comentário.

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  7. Um período de grande efervescência da MPB, exatamente quando emigrei para o Rio de Janeiro que, há de se reconhecer, era (e ainda é) o maior polo cultural do país (sem desmerecer outros...). Muito bom, relembrar essa gente toda, que compunha esse cenário... Ironicamente, em plena ditadura militar.. Maravilhosa postagem, Guaraciaba! Abraço!

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    1. Oi, Lúcia, gostoso lembrar e reviver momentos tão singulares e sobretudo agora com o distanciamento necessário observar que havia uma razão para tanto...ao lado de de músicas de duplo sentido ou "non sense" muito , mas muito mesmo senso de auto afirmação de uma nação que no momento preciso cultua suas raízes... na música, no teatro, na literatura.

      Um abraço e obrigada pelo comentário.

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  8. OI GUARACIABA!
    UM PERÍODO DE EFERVESCÊNCIA MUSICAL, NO QUAL SURGIRAM GRANDES NOMES DE NOSSA MÚSICA E DE CANÇÕES MARAVILHOSAS MESMO QUE, POR CAUSA DA CENSURA, PRECISASSEM USAR METÁFORAS PARA PODEREM DIZER O QUE QUERIAM, MESMO ASSIM FOI UMA FASE MUITO RICA MUSICALMENTE.
    TEU POST ESTÁ MARAVILHOSO.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

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    1. Obrigada Zilani...tentei voltar ao clima de uma época.
      Um abraço

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  9. Oi Guaraciaba, Eu sempre fui fã da Baby Consuelo , Morais Moreira, ôÔ Saudade!! O Brasil de antes com tanta riqueza musical , grandes compositores e interpretes . Parabéns pelo seu trabalho. Muito Bom. bjs.

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    1. Oi Lourdinha...eles ainda estão na luta...Baby do Brasil, Morais Moreira...e todos os outros.Clementina de Jesus , uma referência ancestral do samba deixou muita saudade. Clara Nunes também! Os que ficaram ainda lutam por um Brasil mais bonito e mais doce...através da música claro!
      Um abraço

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  10. Hoje numa visita rápida inesperada estou aqui
    nesse dia consagrado aos amigos.
    Sei já esta no final do dia ,
    mas vou continuar até amanhã .
    Um amigo de verdade é para eternidade,
    por tanto todo dia é Dia do Amigo Leal.
    Venho te deixar um abraço muito especial
    mesmo um pouco em falta nos últimos tempos.
    Mas logo espero estar retornando .
    Hoje é especial.
    Um feliz dia do Amigo.
    Amizade é tudo mas a palavra amigo tem peso pesado.
    Um beijo e uma semana abençoada.
    Fica com Deus.

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    1. Obrigada Evanir...um prazer recebê-la e ver como está animada...Deus esteja sempre conosco !
      um abraço

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  11. Muy interesante, siempre me ha gustado la música brasileña por su ritmo y alegría aunque no la conozca mucho. Besitossss.

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    1. Oi,Maria Carmen...toda a música nos traz emoções e todos os países cantam a sua alma através da música...gosto de todas elas porque sempre demonstram o que sente o povo em suas vivências, tristezas e alegrias.
      Um abraço e obrigada pelo comentário.

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  12. Ola Amiga,como sempre "me amarro' em tuas postagens prazeirosas e culturais.Adorei.Bjs.SU

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    1. Oi,Suzane, obrigada....música sempre nos faz feliz!
      Um abraço

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  13. Estimada, Guaraciaba Perides.
    Primeiro, quero te saudar pela postagem. Uma aula, sobre a nossa MPB. Eu, particularmente, entendo que Acabou Chorare, um dos LPS, mais importante, não só do grupo Novos Baianos, como da Música Popular Brasileira. Recentemente montei em pen drive, uma seleção de músicas, do grupo citado.
    O Wilson das Neves, está entre os melhores bateristas do Mundo, lançou vários LPs, um deles - maravilhosamente maravilhoso - com a FENOMENAl, Elza Soares, que a Inglaterra rende-se à ela, e nós brasileiros, ( uma minoria da crítica ) finge, desconhecer. Elza, foi eleita pela BBC Londrina, a - Voz do Século .
    estou encantado com a postagem. Uma aula, como escrevi no inicio. Um abraço.

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    1. Oi, José Maria... obrigada pelo comentário. Como você mesmo disse, o mundo musical brasileiro é muito rico e cada movimento traz uma quantidade muito grande de autores e em cada um deles uma riquíssima obra e na verdade são livros e livros de pesquisadores...aqui faço uma simples sinopse, mas depois que fiz esta pesquisa, já existem muitos trabalhos de pesquisadores que valem a pena conhecer para aprofundar.
      Quando terminar esta sinopse colocarei a bibliografia que utilizei nos quais muitos citam a discografia do compositor.
      Um abraço

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  14. Obrigada amiga Guaraciaba pelas visitas e comentários.
    Bjs.
    Carmen Lúcia.

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    1. Oi, Carmen, sempre um prazer visitá-la em seu espaço de sonhos.
      Um abraço

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  15. Olá ! Que maravilha de cultura nos temos aqui né, precisamos muito de textos assim, como os seus! abração

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    1. Oi, Ives, obrigada pela presença e comentário...
      um abraço

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