Na década de 50 o samba de morro toma o asfalto e inicia-se um processo de valorização que
levaria o a samba a obter um reconhecimento e apreciação internacional. Mas, entretanto, na
contrapartida do caldeamento cultural também recebe influências de ritmos estrangeiros, ori-
ginando-se daí um novo estilo.
Na intimidade dos apartamentos e boates da zona sul do Rio de Janeiro, reduto das classes
médias, estudantes e jovens em geral organizam audições nas quais nasce uma nova prática
de execução instrumental, canto e composição tomada do jazz.
Com uma nova nomenclatura o "balanço" substitui o requebrado e a "garota" substitui a
"cabrocha". Surge a Bossa Nova
Oficialmente a Bossa Nova inaugura-se com o LP de título significativo "Chega de Saudade"- Odeon-(1959)
O samba canção e o bolero, com suas soluções românticas e nostálgicas já não atendiam aos
interesses da época. A nova música que se apresentava, embora tivesse suas raízes no samba
tradicional era mais elaborado e de temática urbana. Segundo a opinião do Maestro Júlio
Medaglia que se se quisesse estabelecer uma relação histórica para apurar as verdadeiras raízes
da Bossa Nova, iríamos encontrar numa outra música, também urbana, também popular e cem
por cento brasileira, os seus pontos de contato mais evidentes, seria a música de Noel Rosa.
É o samba flauta, cavaquinho e violão. Foi a música do bairro da lapa, capital do samba tradicio-
nal, com foram os bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, os redutos da Bossa Nova.
A linguagem sem metáforas, espontânea, direta e popular do samba da Velha Guarda, foi
retomada por Newton Mendonça. Vinícius de Moraes, Ronaldo Bôscoli e Carlos Lyra. As
letras das músicas da bossa Nova tanto poderiam ser ditas por Noel Rosa como por João Gilberto,
as de João como versões atualizadas das do tempo de Noel, pelo seu humor, da mesma gente,
da mesma bossa. Já na época da eclosão do movimento bossa novista, dizia-se que João Gilberto
era o novo Mário Reis a quem João Gilberto dá sequência.
As inovações trazidas pela bossa nova, além de inovações no acompanhamento, harmonização e ritmo e que traziam um novo estilo composicional que representava uma culminância de recursos
musicais não alcançados até então,incluindo não só conhecimento de jazz, mas também de estu-
dos eruditos. Executados por pequenos conjuntos ou por apenas uma única pessoa acompanhada
de um violão, surgiu de uma técnica intimista que tornava-a inadequada para grandes massas,
prestando-se mais à interpretação de um cantor, que sozinho pode realçar todos os detalhes da composição.
Emtre os compositores que participaram de eclosão do novo sistema musical, citam-se como
os de vanguarda Johnny Alf, pianista e cantor que foi criador de várias músicas que são verdadeiras
precursoras da bossa Nova; entre elas, "Rapaz de Bem", 1955, "Céu e Mar", "ilusão a toa".Segundo
Júlio Medaglia, no início da década de 50, Johnny Alf já apresentava composições bastante rebus-
cada, parte das quais foi utilizada, após o advento da Bossa Nova
Da parceria de Vinicius de Moraes e Antonio Carlos Jobim no trabalho "Orfeu da Conceição",
peça de Vinicius de Moraes musicada por Tom Jobim, premiada por ocasião do Concurso de
Teatro do IV Centenário da Cidade de São Paulo, surgiu a amizade musical que redundaria em
muitas composições de ambos : "Lamento do morro", "Se todos fossem iguais a você" e outras
gravadas pela Odeon em 1956 com o cantor Roberto Paiva, tendo Luís Bonfá como violinista.
Johnny Alf cantando "EU E A BRISA"
"SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ" com Tom e Vinicius
Mais sobre Bossa nova na próxima postagem sobre História da Música Popular Brasileira.
Mais um excelente artigo, Guaraciaba.
ResponderExcluirCheguei a assistir a um concerto de João Gilberto no Coliseu, em Lisboa, foi um dos que ficaram para sempre.
Um beijo :)
Obrigada A.C....estas anotações foram retiradas de uma bibliografia específica que arrolarei no final do trabalho.
ResponderExcluirMas de fato, o que se observou foi o refinamento musical de um gênero pré -existente e bem visível quanto a forma de cantar de Mário Reis já prenunciando a mudança do ritmo. Foi um estranhamento total do público quando João Gilberto lançou "Desafinado".
Um abraço
OI GUARACIABA!
ResponderExcluirOUVIR "SE TODOS FOSSEM IGUAIS A VOCÊ" É SEMPRE UM PRESENTE.
ASSIM É, COMO TUDO A MÚSICA VEIO MUDANDO, ACOMPANHANDO A EVOLUÇÃO DOS TEMPOS.
ÓTIMO TRABALHO.
ABRÇS
http://zilanicelia.blogspot.com.br/
Obrigada, Zilani...também acho o período da Bossa Nova um momento de auge da MPB...as letras eram muito bonitas.
ExcluirLogo veremos a Tropicália.
Um abraço
Muito bom saber dessa história que faz as nossas delícias.
ResponderExcluirBeijinhos
Obrigada Pérola...as músicas eram de fato tudo de bom e continuam até hoje bem ouvidas.
ExcluirUm abraço
Un excelente artículo sobre la Música Popular Brasileira.
ResponderExcluirMe encanta saber y conocer los folclores de otros países y sus raíces en la Sociedad.
A Bossa Nova es una música que me encanta y disfruto tocándola y escuchándola.
Abraços e Beijos.
Obrigada , Pedro Luis , pelo comentário e pela receptividade desta pesquisa.
ResponderExcluirUm abraço
Muy interesante entrada, siempre se aprende leyendote Besitosss.
ResponderExcluirobrigada, Maria Carmen pelo comentário e pela visita.
ResponderExcluirUm abraço
...e chegou a Bossa Nova: que Maravilha! Estive pela primeira vez no Rio de Janeiro, em 1966 e a bossa estava no auge! ...nessa época morei no Rio por um ano e ficar em Copacabana. Com um irmão e cunhada de rádio e teatro, consegui assistir à Nara Leão, Lúcio Alves, Dick Farney, Sílvinha Teles..Em 2008, ou 09, a Folha lançou a Coleção Folha: 50 anos de Bossa Nova. São 20 livretinhos, com CD dos maiores intérpretes da bossa nova. Guardo-os e ouço -os, de vez em quando...adoro!
ResponderExcluirValeu, Guaraciba! Bom domingo, um abraço...
Oi, Lúcia...de fato, a bossa Nova foi um momento mágico da nossa música e refinada ganhou o mundo, até hoje ainda é referência de bom gosto., repaginando músicas antigas com o novo toque.Também estávamos nos anos dourados de nossa juventude e era muito bom
ExcluirUm abraço
Olá, bom dia, Guaraciaba
ResponderExcluirNeste inicio de semana. Caminho por aqui, para desejar-te, um ótimo dia para você, e uma ótima semana.
Que o Criador, lembre-se das nossas fraquezas, e ajude-nos a seguir adiante, afinal, independente da condição social, todos precisamos de algo para compor os momentos da vida. Um abraço.
obrigada, José Maria...precisamos sempre de Deus para dar força na caminhada e iluminar os nossos caminhos.
ExcluirUm abraço
Guaraciaba, minha querida, passei esse fim de semana só ouvindo meus ídolos da Bossa Nova, principalmente o saudoso Pery Ribeiro. E agora...eis esse resgate lindo que fizeste. Estou maravilhada! Obrigada por tua visita e uma criativa semana. Beijos, amiga!!!
ResponderExcluirOi, Vanuza...a música criada pela bossa Nova pelo som e pela letra foi uma bela síntese de influências que trouxe para a MPB um momento especial para a cultura brasileira e para nós que a vivenciamos um período extraordinário.
ExcluirUm abraço
Minha cara, ratifico a impressão que aqui já registrei: dá-me gosto ver o teu blog e ler as tuas postagens. São, além de muito bem discorridas, irrepreensivelmente escritas e ilustradas, de um cunho de brasilidade, pelo menos à mim, elogiável, pois dá, aos que não sabem, a oportunidade, mesmo que em rápidas, porém abrangentes pinceladas, o conhecimento de coisas belas da nossa música popular e dos afamados grandes artistas que dela fizeram parte.
ResponderExcluirA ti deixo meus votos de uma semana maravilhosa...
Abraço.
Que bom!.Obrigada pelo comentário...gosto muito de compartilhar neste blog, tudo que me interessa e compartilhar reflexões, poesias e pesquisas que em algum momento eu li ou escrevi...gosto muito de música em geral e particularmente a nossa. . Fico contente quando apreciam
ExcluirUM abraço