Amigos

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

PALAVRAS e SÍLABAS

Palavras indicam coisas
Simbolizam sentimentos
Algumas vezes se escondem
atrás da esquina do pensamento.
Às vezes,  se mostram, oferecidas,
mostrando apelos, quando não têm
nada a dizer...engano ledo...
Deslizam no papel, ligeiras ou breves,
esdrúxulas desafiam o incauto.
Palavras espertas que se juntam
formando outras de sentido oculto;
nem tanto oculto, mas cacofonia
que trai a origem da palavra culta.
Passeiam as feias, mas também as belas
que fazem cânticos de sons em nosso ouvido...
E de repente, palavras matreiras
põe-se a brincar como crianças,
se embaralham , se reconstroem
em outras tantas;
rompendo regras, travestindo idiomas
declinações que vêm lhes dar
nova roupagem...
Põe-se  o purista em "palpos de aranha"
amam provérbios em  em profusão
e presunçosas quando se juntam,
Vêm pressurosas, expor de fato,
sua intenção...

Guaraciaba Perides

Para completar,  a "aula" do querido professor  Luiz  Tatit



10 comentários:

  1. OI GUARACIABA!
    MUITO LEGAL.
    UMA AULA ÓTIMA.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Zilani...a minha parte foi só brincadeirinha...nem sei se está correta, mas a aula do Tatit é show !(rs).
    Luiz Tatit além de músico e compositor é professor da área de línguística da Universidade de São Paulo e muito querido aqui em São Paulo. Gosto muito do repertório de Tatit.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga. Quantas palavras falando de palavras. Perfeito! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria José...uma vez questionamos a professora de religião sobre a criação de Adão (estávamos estudando a teoria evolutiva dos antropóides) .A professora respondeu: "quando o antropóide conseguiu

      falar " eu sou" , foi o momento em que Deus criou Adão ". Então parece que foi com a palavra que tudo
      começou na história da humanidade,achei interessante a saída da religiosa.
      um abraço

      Excluir
  4. Hoje estou vivendo um momento muito especial na minha vida.
    Por isso estou aqui convidando você para se alegrar com minha benção.
    Tenho estado ausente porém hoje estarei
    dedicando meu tempo que deveria estar em repouso
    absoluto para me encontrar com você matar as saudades.
    Com uma mensagem de uma data muito importante para mim
    venho convidar você para buscar minhas lembranças desse dia.
    Desejo lhe um abençoado final de semana
    luz paz e Deus no seu viver.
    Beijos com infinito carinho e amizade .
    Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Evanir...bençãos de Deus para você e sua família.
      Um abraço

      Excluir
  5. Que bacana, Guaraciaba.
    Achei fantástica a sua criatividade neste texto poético.
    Também 'As sílabas', de Luiz Tatit é bem interessante. Você sempre trazendo novidades por aqui.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vera Lúcia, obrigada...de vez em quando a gente solta a nossa criança interior para brincar um pouco. Que bom que você gostou!
    Um abraço e muita harmonia no seu "eu"

    ResponderExcluir
  7. Que lindo Guaraciaba, As vezes as palavras ficam tontas ou presas na garganta e só se expressam no papel, noutras nem no papel se ajeitam e se reciclam na alma pra não se calarem pra sempre.Eu admiro o seu conhecimento a sua cultura, e como você expõe suas palavras neste jeito doce e singelo de dizer e de até ensinar.
    Adoro. Simplesmente, sutilmente um grande poema.
    bjs. estive fora por uns dias recarregando as baterias.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lourdinha... é bom sair um pouco e mudar a paisagem...também saí por poucos dias e fui ver as montanhas da minha querida Minas Gerais...subi serra, desci serra, enchi os olhos de verde e voltei. Obrigada pelo comentário, concordo com você...nem sempre se consegue expressar o pensamento com palavras... pode-se chegar perto através dos grandes mestres. e assim em todas as artes.
    Um abraço

    ResponderExcluir