Amigos

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

V I V Ê N C I A S

I
O gato no muro
Espia a noite
Namora a lua...
Sente a vida fluir
sem pensamento.
No gato a vida é
o que tem que ser...
O vento arrepia os seus pelos
E de sua garganta
Um grito chama o  amor.
Perfeita e exata
a natureza se completa
no gato sobre o muro...


II
O canário da terra
canta a vida
A flor se abre
na manhã
A água da fonte escorre
num cantar alegre
A criança sorri
na bola de sabão...
O Universo se constrói
a cada instante
E o minuto seguinte
é outro tempo...

III
A lua no lago
Trêmula de frio
sob um céu que brilha
sonha que mais bela...
sem saber que ela
é a própria outra
que se mira no espelho
d'alma...
Lua que no lago, lua que no céu,
sonho ou verdade,
qual delas será?

IV
O velho chinês
pescava um sonho
nas águas do lago.
Na ponta vara,
um fio de vida
conduz uma estrela
e reflete o  céu...
A vida que passa
nas nuvens que dançam
ao vento do tempo
e faz tudo girar...
E o fio da vida
conduz uma estrela
para o sonho pescar...
Nas águas do lago,
entre o tudo e o nada
sonha o velho chinês


Guaraciaba Perides


Para completar as vivências entre  as pessoas e a cultura de Creta a linda voz de Ney
 Matogrosso cantando  "mi par d'udire ancora" da  ópera o Pescador de Pérolas de
Bizet.


29 comentários:

  1. Que maravilha, minha irmã.
    Adorei a poesia e a canção.
    Foi um regalo nesta minha
    manhã de chuva.
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lola , que bom que você gostou...eu procurei colocar alguns tipos de vivências, do real ao ilusório e na hora de colocar a música encontrei esta música que amei e justamente possuí além de uma vivência atual de pessoas numa ilha maravilhosa, canta a mais linda forma de viver, O amor.
      Um abraço

      Excluir
  2. Poesia maravilhosa acompanhada dessa linda canção.
    Amei amiga Guaraciaba.
    Obrigada pela visita e comentário.
    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carmen, obrigada pela presença e comentário....adoro quando encontro uma música que fala ao coração. Sou sagitariana, tenho pés na terra mas os meus olhos apontam para o céu e o sonho.
      Um abraço

      Excluir
  3. OI GUARACIABA!
    TENS O DOM DA ESCRITA, INEGAVELMENTE AMIGA, CONSEGUES SEMPRE ME SURPREENDER PELA BELEZA E PROFUNDIDADE DO QUE ESCREVES.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Zilani, obrigada...os textos fora escritos em épocas diversas e procurei encontrar um fio condutor...penso que consegui.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá Guaraciaba,obrigada pela visita e comentário em meu espaço.
    bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
  6. "A lua no lago
    Trêmula de frio
    sob um céu que brilha
    sonha que mais bela...'
    sem saber que elaÁ
    é a própria outra
    que se mira n
    no espelho d'água"

    Quanta poesia e cultura encontro aqui nesta postagem
    Belíssima!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lourdinha, obrigada...no caso da lua, eu talvez tenha tentado um viés psicológico ou quem sabe ser a lua um arquétipo da essência feminina.
      Um abraço

      Excluir
  7. Bom dia!!
    Lindo minha querida e cada vivência de um jeito
    eu amei como sempre te parabenizo vc é uma fofa bjusss

    Bom final de semana!!

    . (.") .
    . /█\..└──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rita...são muitas as formas de viver, como bicho, como flor,como gente e natureza...tudo que existe reverencia o Criador.
      Um abraço

      Excluir
  8. Querida amiga, que lindo! Afinal, gente, bicho, flor, lua, pedra, somos todos feitos da mesma energia divina, "somos todos um". Adorei, Guaraciaba, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Shirley....é isso mesmo, a essência do Divino em nós através da vida.
      Um abraço

      Excluir
  9. Que ótima poesia, acompanha da bela canção de Ney Matogrosso(que adoro)!!
    Tenha um ótimo domingo..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra... também gosto muito desta música e o vídeo em que ela foi inserida transmite uma vivência coletiva muito amorosa de amizade e energia positiva..
      Um abraço

      Excluir
  10. Ola grande amiga,encantamento puro é o que posso dizer desta lindíssima postagem.Como na musica,a poesia também tem o dom de nos transportar para lugares mágicos e longínquos .Meu grande abraço.SU

    ResponderExcluir
  11. Oi, Suzane, obrigada, Eu gostei muito do vídeo que encontrei quase por acaso e achei que ele deu o tom certo para o texto...não canso de ouvir a música (rs\ e o vídeo me falou ao coração porque a família do meu marido é
    grega e meus filhos são greco_-brasileiros e tenho assimilado muito da cultura grega e aquelas pessoas de cabelos brancos conversando lembram muito os antigos parentes na postura e no jeito e aquele mar azul maravilhoso me comove.Sou uma romântica incorrigível (rs)!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Desejo a você uma semana de paz e realizaçãoes
    semeia amor e carinho no decorrer dessa semana
    verá a diferença em sua vida.
    È agradavel sermos benevolente com nossa familia
    amigos afinal somos todos irmãos.
    Podemos escolher entre o bem e o mal
    tudo depende de nós.
    Eu já deixai tantas mensagens semeando amor
    por onde passei nem por isso recebi de todos
    os frutos das sementes que plantei.
    Uns leram guardaram no fundo do coração
    por outros passei despercebida.
    Uma certeza eu tenho não passei
    despercebida aos olhos de quem
    tem amizade verdadeira e muito menos
    passei despercebida aos olhos do Pai.
    Podemos escolher o que semear ,
    mas somos obrigados a colher
    aquilo que semeamos.
    Plantemos amor colheremos fatalmente
    a sonhada felicidade.
    Uma abençoada semana de me suas mãos me ajuda a caminhar
    o resto é o nada diante de Deus.
    Paz e luz , Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Evanir por tão linda mensagem..."Se Deus é por nós " nada há a temer.Paz e amor.
      Um abraço

      Excluir
  13. Passando para te desejar uma ótima quarta!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra...uma semana plena de paz e amor! e beleza que no seu blog é marca registrada.
      Um abraço

      Excluir
  14. Olá Guaraciaba,

    Que coisa mais linda! De arrasar estas 'Vivências", refletindo imagens maravilhosas. Remeteu-me a belos momentos guardados na memória, inclusive o gato no muro a gritar-rsrs. Sensacional! Gostei demais! Parabéns!
    Muito bom ouvir a deliciosa voz de Ney Matogrosso . Linda a imagem do vídeo onde se vê um cenário divino, composto por mar e céu em diferentes tons de azul.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera...obrigada. Nada mais natural do que um gato no muro chamando a namorada no meio da noite (rs) ...Pensando bem ultimamente não tenho ouvido...todo mundo castra os animais e eles nem andam mais pelos muros...coitadinhos! Acho que o vídeo captou bem o espírito, também gostei.
      Um abraço

      Excluir
  15. Olá amiga,
    Que Vivências maravilhosas, cada uma tem o seu encanto!
    Lindo seu post! A voz de Ney Matogrosso dispensa comentários... Bela canção!
    Grande beijo. Obrigada pela carinhosa presença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ilca, obrigada...temos muitas vivências, umas naturais e outras interiores misturando realidade e fantasia e dessa mistura é que vem o encanto de viver,
      Um abraço

      Excluir
  16. Obrigada Maria Alice, é sempre um prazer visitá-la.
    Paz e Amor!
    um abraço

    ResponderExcluir
  17. Como escreveu Fernando Pessoa,
    Não sei quantas almas tenho.
    Cada momento mudei.
    Continuamente me estranho.
    Nunca me vi nem acabei.
    De tanto ser, só tenho alma.

    Cada vez que atravessamos um rio, ele já não é o mesmo...é outra água a fluir...assim nossas vivências vão e vem, levando-nos pelos caminhos da evolução...
    Um grande abraço, amiga!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São muitas as vivências, é verdade, mas a essência é Una e Indivisível e delas somos parte...
      Um abraço

      Excluir