Amigos

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

CANTIGAS DE RODA (de tempos de outrora)

 NAS  CANTIGAS  DE  RODA 

DE  TEMPOS  ANTIGOS

CRIAVA-SE  UM  MUNDO

DE  HISTÓRIAS  VIVIDAS...

E  AS  CRIANÇAS  CANTAVAM,

FAZIAM  OS  GESTOS  COM  TODO  CUIDADO

E   MESMO  NÃO  TENDO  

DO  SEU  CONTEÚDO

A  MELHOR  DESCRIÇÃO,

CONTUDO INTUIAM

SER  TÃO  IMPORTANTES

PARA  A  VIDA  DE  ENTÃO.

...................................................................................

De  duas  eu  particularmente  guardei  na  memória,

Com  uma  sensação  de  estranhamento e  ao  mesmo 

tempo  de  encantamento,

suas  letras  fragmentadas.

Eu  era  muito  pequena, talvez  um cinco  ou  seis  anos,

e  particularmente  a  segunda  achava  de  uma  beleza  atroz...

A  primeira era  de  roda,  cheguei  a  brincar,

a segunda  eu  ouvia  minhas  tias  cantarem.

Parece-me  que  remontam   a  tempos  históricos  bem  antigos. 

............................................................................................................


I-   SENHORA   DONA  SANCHA

SENHORA  DONA  SANCHA

COBERTA  DE  OURO  E  PRATA

DESCUBRA  SEU  ROSTO

QUE  EU  QUERO  VER  SUA  CARA

QUE  ANJOS  SÃO  ESSES

QUE  ANDAM    POR  AÍ

É  DE  NOITE ,  É DE  DIA

PADRE  NOSSO  ,  AVE  MARIA

SOMOS  FILHOS  DE  UM  REI

NETOS  DE  UM  VISCONDE

O  SEU  REI  MANDOU  DIZER  

PARA  TODOS  SE  ESCONDER...

(  A  menina  no  centro  da  roda de  olhos  vendados

tinha  que  escolher  a alguém  da  roda e  adivinhar

se  era    a  predeterminada...se  acertasse  ia  para  a   roda e  a 

nova  Dona  Sancha  ia  para  o  cento e recomeçava-se  o  canto)

.............................................................................................................

II-    JULIANA  E  D. JORGE

(  era  uma  brincadeira  tipo  ópera  com  três  personagens:  D.  Jorge,  Juliana  e  a 

Mãe  de  Juliana.  apresentada  numa  roda  infantil)

-O  QUE  TENS  JULIANA

QUE  ESTÁS  TÃO  TRISTE   A  CHORAR?

-É  VERDADE  Ó  MINHA  MÃE,

QUE  D.  JORGE  VAI  SE  CASAR?


- NÃO  TE  DISSE    MINHA  FILHA

NÃO  QUISESTE  ACREDITAR

QUE  D.  JORGE  TEM  O  COSTUME

A  TODA  MOÇA  ENGANAR.


-  BOM  DIA, Ó  JULIANA

-BOM  DIA,  COMO  TEM  PASSADO?


-BOM  DIA  SENHOR  D.  JORGE

ESTOU  BOA  MUITO OBRIGADO

É  VERDADE, Ó  D.  JORGE

QUE  O  SENHOR  VAI  SE  CASAR?


-  É  VERDADE  JULIANA

VIM  AQUI  PRA  TE  CONVIDAR


- ESPERA  UM  POUCO  D.  JORGE

QUE  EU  SUBA  NO  MEU  SOBRADO

VOU  BUSCAR  UM  COPO  DE  VINHO

QUE  PRA  TI TENHO  GUARDADO


-QUE  PUSESTE, Ó  JULIANA

NESTE  CÁLICE  DE  VINHO?

MINHA  VISTA  ESCURECEU

NÃO  ENXERGO  O  MEU  CAMINHO


-NÃO  ENXERGAS  O  TEU  CAMINHO

E NEM  HÁS  DE  ENXERGAR

NÕ QUISESTE  CASAR  COMIGO

NEM  COM  OUTRAS  HÁ  DE  CASAR


-DEUS  TE  SALVE ,Ó  JULIANA

DEUS  TE DÊ  A  SALVAÇÃO

POIS  NÃO  VÊS  QUE  SOMOS  PRIMOS

NÃO  PODEMOS  CASAR  NÃO.

-ATÉ  LOGO , Ó  JULIANA

ATÉ  O  DIA  DO  JUÍZO


-ATÉ  LOGO, Ó   D. JORGE

DEUS  TE  DÊ  UM  PARAÍSO

JÁ  MORREU  SENHOR  D.  JORGE

JÁ  MORREU,  JÁ  SE  ACABOU

AO  MENOS  UM  GOSTO  EU  TIVE

QUE  COM  OUTRA  NÃO  SE  CASOU.

(Encontrei  no  site  Canções   D'Além   Mar  -  pesquisa  Google  que  apresenta  a  canção  em  doze  versões)

Segundo  informação  no  you  tube   o  Romance de  D.  Jorge  e  Dona  juliana :

'Romance ,forma  já  conhecida   na  Idade  Média, teve o  seu  fastígio  no século  XV,

na  Espanha  e  em  Portugal.........'  Um  dos  mais  divulgados  romances  ibéricos 

havendo  variantes  em  diversas  parte s  do  mundo.  Aqui  a  variante  documentada  na  capital  de

São  Paulo'   -Rossini  Tavares  de  Lima.

Dom  Jorge  e   Juliana  cantada  por  Ely  Camargo



obs,  Histórias  de  amor   em  todos  os  tempos,...a  Alma  Humana  em  desatino.

Cheguei  a  ver  a  encenação  ,  gostava  da  música mas  achava  tristíssima! 

Guaraciaba  Perides.




8 comentários:

  1. Guaraciaba, não tínhamos necessidade de entender a cantiga. Ela era apenas canção para uma brincadeira inocente e feliz. Isso fica evidente na primeira que transcreveu. A segunda, que suas tias cantavam, desconhecia. Narra uma história de amor e vingança que combina, de fato, com enredo de ópera. Muito interessante sua postagem! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marilene, é verdade...a de Dona Sancha era até engraçada...eu me lembro de uma versão mais curta: descubra o seu rosto queremos ver tua cara? eu pensava; mas cara e rosto não é a mesma coisa (rs)?
    a de Juliana achava triste demais, era uma versão um pouco diferente e a cena da morte por veneno no vinho era atroz! O mundo gira em sua hstória, os séculos passam, mas as paixões humanas não mudam... o interessante é que eu me lembrava pouca
    coisa dessa música e não tinha esperança de encontrá-la e fiquei surpresa pela quantidade de material que descobri. Um folclore luso brasileiro!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Guaraciaba,
    que bom que os tempos dourados da infância acompanham-nos em todo o caminho. Minha irmãs até hoje falam dessas brincadeiras em roda, e falam com muitas saudades daqueles bons e inocentes tempos! Muito bom minha amiga!
    Um bom fim de semana, com saúde.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro , obrigada pelo comentário! as coisas que aprendemos na infância são importantes para alicerçarem as nossas emoções...ficam esquecidas e de repente afloram.
      UM ABRAÇO

      Excluir
  4. A cultura também passa por aí, por trazer à tona o modo de como se vivia e como se fazia.
    Uma recolha que me encantou deveras, Guaraciaba. Parabéns!

    Um abraço :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, A.C., obrigada pelo comentário! muitas vezes é bom rever nossas raízes e perceber o quanto elas ainda se preservam ao longo da história.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Socióloga / Poetisa, Guaraciaba Perides !
    Ainda tenho vivas aquelas inocentes canções.
    Como eram lindas e continuam habitando nossos
    corações...
    Os órgãos de cultura tem que ressuscitar aqueles
    momentos.
    Parabés amiga. Uma bela semana e muito obrigado !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Sinval! o interessante é reconhecer que determinadas músicas perpassam tempos, as vezes séculos , e conseguem encantar. D.Jorge e Juliana era muita cantada por minha avó, minha mãe e minhas tias... um pouco diferente nos detalhes das que eu consegui resgatar, mas me lembro até hoje da música e nas vozes que ficaram para sempre no meu coração.
    Um abraço

    ResponderExcluir