Amigos

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

PARA QUEM AMA

I-  Quem   ama  inventa

Quem  ama inventa as  coisas a que  ama...
Talvez  chegaste  quando eu  te  sonhava.
Então de súbito acendeu-se  a  chama!
Era  a brasa  dormida  que  acordava...
E era  um revôo  sobre  a ruinaria,
No  ar  atônito  bimbalhavam  sinos,
Tangidos  por  uns  anjos  peregrinos
Cujo dom  é fazer  ressurreições...
Um  ritmo  divino? Oh!  Simplesmente
O palpitar  de nossos corações
Batendo  juntos  e  festivamente.
Ou sozinhos, num ritmo  tristonho...
Ó! meu  pobre,  meu  grande  amor  distante,
Nem  sabes  tu o bem que  faz à  gente
Haver  sonhado...e ter  vivido  o  sonho!

Mário  Quintana
...........................................................................
II- Se  tu  viesses  ver-me...

Se  tu viesses  ver-me  hoje à  tardinha,
A  essa hora dos  mágicos  cansaços,
Quando  à  noite  de  manso  se  avizinha,
E  me prendesses  toda  nos  teus  braços...

Quando  me  lembra:  esse  sabor  que  tinha
A tua  boca... o eco  dos teus  passos...
O   teu  riso de  fonte... os  teus  abraços
Os  teus  beijos...a tua  mão  na  minha...

Se  tu viesses  quando ,  linda  e louca,
Traça  as  linhas  dulcíssimas  dum  beijo
E é de seda  vermelha  e canta  e  ri

E é como  um cravo ao  sol  a  minha  boca...
Quando  os olhos se  me cerram  de desejo...
E os  meus   braços  se  estendem  para  ti...

Florbela   Espanca

.................................................................................


 Poema dos olhos  da Amada  (Vinicius de  Moraes)

......................................................................................................................................
" objeto
do meu  mais desesperado  desejo
não  seja  aquilo
por quem  ardo  e  não vejo

seja  a estrela  que  me beija
oriente que me reja
azul  amor  beleza

faça qualquer coisa
mas pelo amor de deus
ou de nós dois
seja.

Paulo  Leminski
.....................................................................................................................................

4 comentários:

  1. Bom dia amiga Guaraciaba!
    Obrigada por nos compartilhar tantas preciosidades.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Querida Socióloga/Poetisa, Guaraciaba Perides !
    Que belos poemas selecionados, e nos presenteados,
    por tua especial generosidade.
    Um fraterno abraço e uma ótima semana !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, Guaraciaba! Esta tua postagem, que fecha com a música de Vinicius de Morais, é iniciada com essa bela poesia do Mario Quintana, que quando eu era universitário tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Em seguida a poesia deste talentoso poeta, que nos deixou tão cedo, o curitibano Paulo Leminski, que, como acontece com a poesia de Quintana, leio-o frequentemente.
    Um ótimo final de semana.
    Abraço
    Pedro


    Paulo Leminski

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos meus amigos que sempre me alegram com seus comentários, o meu sincero agradecimento. Sempre com suas palavras amáveis me incentivam a refazer leituras e reproduzir prazeres de tão belas lembranças.
      Um abraço

      Excluir