Amigos

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

CÂNTICO de Vinicius de Moraes

Não, tu  não  és  um  sonho, és a  existência
Tens  carne, tens fadiga e tens  pudor
no calmo  peito teu. Tu  és a estrela
sem  nome, és  a morada,  és a cantiga
Do amor, és  luz, és lírio,  namorada!
Tu  és todo  o  esplendor,  o  último claustro
Da  elegia  sem fim, anjo!  mendiga
Do  triste  verso meu.Ah, fosses nunca
Minha, fosses a idéia,  o sentimento
Em  mim, fosses  a  aurora, o céu  da  aurora
Ausente,  amiga,  eu não te  perderia!
Amada!onde  te deixas,  onde  vagas
Entre as  vagas  flores?  e por  que  dormes
Entre  os vagos  rumores do mar? Tu
Primeira, última,  trágica, esquecida
De mim! És linda, és  alta! és  sorridente
És  como  o  verde  do  trigal  maduro
Teus olhos  têm  a cor  do  firmamento
Céu  castanho  da  tarde -  são  teus  olhos !
Teu  passo  arrasta  a doce  poesia
Do  amor!  prende o  poema  em forma  e cor
No espaço;  para o  astro  do  poente
És  o levante;  és  o  Sol!eu sou  o  gira
O  gira,  o girassol .  És a  soberba
Também,  a jovem  rosa  purpurina
És  rápida também,  como  a  andorinha!
Doçura! lisa  e  murmurante... a água
Que  corre  no  chão  morno  da  montanha
És tu;  tens  muitas  emoções;o pássaro
Do trópico inventou teu  meigo  nome
Duas  vezes,  de  súbito encantado!
Dona do  meu  amor!  sede constante
Do  meu  corpo  de  homem! melodia
Da minha  poesia  extraordinária!
Por  que  me arrastas?  por  que  me  fascinas?
Por que me  ensinas  a morrer? teu  sonho
Me leva  o  verso  à  sombra e  à  claridade.
Sou teu irmão, és  minha  irmã;  padeço
De ti,  sou  teu  cantor  humilde  e  terno
Teus  silêncio, teu trêmulo  sossego
Triste, onde  se arrastam  nostalgias
Melancólicas, ah,  tão melancólicas...
Amiga,  entra  de súbito,  pergunta
Por  mim, se  eu continuo  a  amar-te; ri
Esse  riso  que é tosse  de  ternura
Carrega-me  em  teu  seio, louca! sinto
A infância  em  teu amor! cresçamos juntos
Como  se fora  agora, e  sempre; demos
Nomes graves às coisas impossíveis
Recriemos  a mágica  do sonho
Lânguida! ah,  que o destino  nada  pode
Contra esse teu  langor;  és o penúltimo
Lirismo!  encosta a tua face  fresca
Sobre o   meu peito nu, ouves?  é  cedo
Quanto mais tarde for,  mais cedo! a calma
É  o último  suspiro  da poesia
O mar é nosso,  a rosa  tem  seu nome
E recende mais  pura ao seu chamado.
Julieta!  Carlota! Beatriz!
Oh, deixa-me  brincar,  que te amo tanto
Que  se não  brinco , choro,  e desse  pranto
Desse pranto  sem  dor  que é o único  amigo
Das horas más em  que não  estás  comigo.


Vinicius  de  Moraes


Uma poesia de amor  e   uma canção  também de amor....um homem   e uma   mulher...
e na visão do pintor o mesmo sentimento.



Marc  Chagall


Vamos  falar, cantar  e sentir o amor!

10 comentários:

  1. Boa tarde Guarciaba!
    Um bálsamo esse cântico de Vinicius de Moraes.
    Lindo!
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. oi ,Carmen, obrigada...é muito bem relembrar os lindos poemas de Vinicius!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Querida Socióloga/Poetisa, Guaraciaba Perides !
    Um verdadeiro clamor à união dos corações
    apaixonados...
    Lindo !
    Parabéns pela bela postagem, um abraço e uma feliz
    semana !

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sinval...também gostei de relembrar Vinícius, poeta ídolo da minha juventude...o poeta que amava as mulheres...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Guaraciaba, uma postagem de encher os olhos, a começar por esse gênio da poesia brasileira Vinicius de Moraes, uma leitura que deixa a possibilidade para uma releitura.
    Uma ótima semana.
    Um abraço
    Pedro

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Pedro...de repente dá saudade de reviver os sonhos de uma mocidade plena.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. OI GUARACIABA!
    VINICIUS, NOS ENCANTANDO SEMPRE E AQUI, COM SEU "CÂNTICO" PARA NÓS, MULHERES", LINDO.
    UMA POSTAGEM PERFEITA, AMIGA.
    ABRÇS
    https://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi,Zilani, de fato, Vinicius encantou toda uma geração , na poesia , na música e
      no amor à vida.
      Um abraço

      Excluir
  8. Uma canção cuja nascente é água pura da poesia. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ives, Vinicius é a representação de toda uma geração romântica como foi a minha...saudade de um tempo mais ameno e mais humano.
      Um abraço e parabéns por continuar a saga dos poetas.

      Excluir